sexta-feira, 15 de maio de 2015

Acupuntura é o melhor tratamento para tratamento de artrose






A acupuntura é uma técnica da medicina chinesa com mais de dois mil anos de história, que além de proporcionar bem-estar, também pode ser usada nos tratamentos de diversos males e a artrose é um deles.

Os principais sintomas da doença são a limitação de movimentos e dor aguda, isso por que a cartilagem, estrutura com a função de reduzir o atrito entre os ossos, se desgasta. Segundo especialistas, este é um processo natural após os 28 anos, idade em que chegamos ao auge do desenvolvimento músculo-esquelético, e que se torna universal a partir dos 40.

"O uso de anti-inflamatórios e analgésicos são métodos eficazes, porém acupuntura consegue ir além. Após um longo período de utilização, os remédios farmacológicos começam a provocar efeitos colaterais, perdem o efeito ou tornam-se ineficazes e podem atacar o estômago. Com a acupuntura, nada disso acontece. Não existe efeito colateral para ela. Sendo assim, a utilização da técnica só trará benefícios", explicou Dra. Renata Vieira, fisioterapeuta e especialista em Acupuntura da ACUS.

Com o 'agulhamento' em pontos específicos da pele e tecidos mais profundos, uma rede de canais do corpo são ativados e os sintomas amenizados. Uma pesquisa da Universidade de York, em Toronto (Canadá), comprovou a eficácia do método em mais de 150 ensaios clínicos, que contaram com mais de 9.700 pacientes.

Assim como estudos realizados na Inglaterra e Alemanha, em que pessoas que sofriam de artrose foram submetidas ao tratamento e constataram melhoras significativas em suas dores e mobilidade, reconquistando sua qualidade de vida.

Os benefícios são sentidos já na primeira sessão. Com efeito prologado, mais do que analgésicos, a diminuição da dor é evidente. Em casos mais graves, a acupuntura tem papel extremamente significativo para desinflamar a articulação, restituir a função do músculo e restabelecer os movimentos normais.

Fonte: Diário do Litoral

Acupuntura para a Cefaléia

Acupuntura para a Cefaléia
Uma pesquisa feita com 4 mil pacientes com cefaléia crônica, nos Estados Unidos, um dos tipos de dor de cabeça, mostrou que a acupuntura tem melhores resultados que a medicação, diminuindo a intensidade e a freqüência das crises.

Na pesquisa, cerca de 62% dos pacientes sentiram uma significativa melhora depois de passar por cinco ou seis sessões de acupuntura, contra 45% dos que usaram remédio.Uma especialista conta que a técnica chinesa trabalha diretamente na origem da dor. As agulhas são colocadas diretamente nos pontos certos, o que faz com que a dor acabe

Outra técnica usada juntamente com a acupuntura é a de pressionar o ponto da dor com os dedos, fazendo com a energia circule. Porém essa técnica é mais usada para dores tensionais, que costumam passar com apenas três sessões.

Já para as enxaquecas, cujo tratamento é um pouco mais demorado, podendo levar até três meses, são recomendadas manutenções quinzenais ou mensais de sessões de acupuntura. A enxaqueca, quando o paciente demora muito tempo para procurar a ajuda de um especialista, fica mais difícil de curar.

Os tratamentos alternativos, como o relaxamento e as massagens, sem dúvida funcionam, mas devem ser usados como complementares e após consulta médica. Se diagnosticadas e tratadas cedo, de forma e tempo adequados, as cefaléias podem ter cura.
E você já pensou nessa hipótese para acabar com a sua dor de cabeça?

Reflexologia: para o equilíbrio do organismo e manutenção da saúde.






A Reflexologia é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés, com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo, à medida que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. A meta da Reflexologia é o retorno da harmonia.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés mostra quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e,  portanto não funcionam eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças.

A Reflexologia pode ser considerada uma ‘regulagem’, um ajuste do corpo. O reflexolo-gista não cura – só o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa. Como todos os sistemas do corpo estão intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte acabará afetando o todo.

O stress faz parte da nossa vida cotidiana e, se não o controlarmos, as defesas do corpo começam a diminuir, tornando-nos mais suscetíveis às doenças.

Em geral, acredita-se que de 75% a 80% das doenças se devem ao stress e a Reflexologia é capaz de induzir a um estado de tranqüilidade e relaxamento profundo. Em uma sessão de Reflexologia, a maioria das pessoas adormece e desperta com uma maravilhosa sensação de bem-estar e harmonia interior.

A Reflexologia impulsiona o sistema imunológico e assim previne doenças e enfermidade. Além disso, melhora a circulação, desintoxica o corpo, revitaliza a energia, melhora a função mental e estimula a libertação emocional.

Trata também doenças comuns, como dor e desconforto geral, dores nas costas, de cabeça, ciática, dor nos ombros, nos quadris, na cervical (pescoço), constipação intestinal, ressaca, enxaqueca, insônia e outros.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Hérnia Discal - Tratamento Medicina Chinesa





A hérnia discal é um problema que afecta os nervos da coluna vertebral, podendo causar uma dor muito intensa e paralisante.  

Os discos intervertebrais são semelhantes a pequenas "almofadas de gelatina" que se localizam entre as vértebras da nossa coluna; são estas almofadas que dão flexibilidade à nossa espinha dorsal e permitem que nos consigamos dobrar sem dor. Um disco intervertebral contém duas secções: uma secção central cuja textura é mais mole, e uma outra, mais rígida. Fala-se de hérnia discal quando surge uma fissura no anel fibroso que envolve o disco, e a parte esponjosa central acaba por sair do seu lugar, irritando e/ou comprimindo os nervos adjacentes.

Nem todas as hérnias discais provocam dor mas, quando o fazem, a dor é normalmente muito intensa e de tipo contínuo. Além da dor, a hérnia discal pode também provocar formigueiro, sensação de adormecimento e até perda de força nos músculos que são controlados pelos nervos afectados.

As hérnias discais podem ser provocadas por uma série de factores: predisposição genética, envelhecimento, obesidade, traumas físicos, prática de desportos fisicamente muito exigentes, bem como repetição de determinados movimentos.

Cerca de 1 em 10 pessoas sofre de hérnias discais em algum ponto das suas vidas, sendo que alguns tipos de hérnia são mais comuns nos homens do que nas mulheres.

É difícil dizer quantos tratamentos de acupuntura será necessário para tratamento da hérnia, depende muito do tempo em que esta pessoa está enferma, o que normalmente acontece é que no primeiro já o cliente sentirá melhoras.

TRATAMENTO PARA DIARRÉIAS E DORES ABDOMINAIS




No primeiro conselho já apresentámos alguns pontos da região abdominal que poderão ser usados no tratamento da diarreia. Neste segundo artigo iremos indicar as localizações dos 2 pontos restantes que se encontram nos membros inferiores.

O ponto 36E localiza-se 3 cun abaixo do ponto 35E, 1 dedo lateralmente à crista da tíbia, na parte superior do músculo tibial anterior. O ponto 35E localiza-se no bordo inferior da rótula na depressão externa ao tendão rotuliano. Daqui à proeminência do maléolo externo contam-se 16 cun. Uma vez conhecida a distância pode contar só os 3 cun a partir do ponto 35E.

O ponto 4BP do meridiano do Baço/Pâncreas (BP) encontra-se no pé, a 1 cun posterior e superior ao ponto 3BP entre as peles plantar e dorsal. O ponto 3BP encontra-se na parte interna do pé, na parte posterior e inferior da 1ª articulação metatarso-falângica, entre as peles plantar e dorsal.

Agora fica com 5 pontos bons no tratamento de diarreia ou dor abdominal. Não se esqueça que caso a diarreia se faça acompanhar de sintomas de frio como sensação de frio no abdómen, intolerância a alimentos frios e preferência por alimentos quentes, alívio com aplicações locais de calor, então, pode fazer aplicação de calor nos diversos pontos referidos.

Pressione pontos se estiver constipado – Acupressão Acupuntura






Neste pequeno conselho sobre que pontos pressionar vamos dedicar-nos a divulgar alguns pontos que poderá usar quando ficar constipado(a).

A constipação, em medicina chinesa, é considerada um quadro de invasão de vento patogénico e pode ser constituída pelos seguintes sintomas: febre com arrepios, dor na nuca, dores generalizadas, espirros, nariz congestionado ou a pingar, espirros, cefaleia, aversão ao vento e frio.

Vamos indicar-lhe 4 pontos que costumam ser usados neste tipo de sintomas. Obviamente que este conselho não se sobrepõe a uma análise mais elaborada efectuada por um profissional da área. Todos estes pontos são usados para eliminar quadros de vento-frio.



O ponto 20VB localiza-se abaixo do osso occipital numa depressão localizada entre os músculos esternocleydomastoideu e trapézio, junto à sua inserção com o osso occipital.
O ponto 12B localiza-se a 1.5 cun lateralmente ao bordo inferior da apófise espinho da segunda dorsal. Sabendo que a distância da linha média dorsal até ao bordo interno da omoplata é 3 cun este ponto vai encontrar-se a meia distância desse percurso.

O ponto 7P localiza-se na apófise estilóide do rádio, 1,5 cun superiormente à prega de flexão do punho. Se cruzarmos as mãos o ponto localiza-se no local onde vai calhar o dedo indicador.

O ponto 4IG localiza-se no bordo radial do 2º metacarpo a meia distância dos seus extremos.

Combinação de pontos – meridiano do pulmão




Existem várias combinações clínicas possíveis de pontos do meridiano do Pulmão.

Como já vimos o ponto 1P é o ponto de alarme deste órgão. Logo pode ser usado para todo o tipo de problemas que afectem o Pulmão. A este ponto podem adicionar-se outros que variam consoante o tipo de padrão patológico instalado.

1P – 5P – neste caso podem tratar padrões de humidade ou vazio de yin. O ponto 5P tanto nutre o Yin como elimina humidade e o ponto 1P é ponto de alarme (ponto de órgão).


1P – 5P – 10P – uma vez que adicionámos o ponto 10P, usado para eliminar calor, podem supor a existência de padrões de humidade (5P) -Calor (10P) no Pulmão (1P) ou padrões de Vazio de yin (5P) no Pulmão (1P) com produção de calor (10P) ou mesmo casos de plenitude calor (10P) no Pulmão (1P) com secura dos líquidos orgânicos (5P).
1P – 6P – 10P – neste caso existe um padrão de plenitude calor (10P) no Pulmão (1P) cujo principal sintoma é hemoptise (expulsão de sangue proveniente do pulmão). O ponto 6P é o ponto de emergência e é usado, principalmente, em casos agudos ou hemorragias.

1P – 6P – 7P – 10P – Neste caso existe um protocolo muito semelhante ao descrito anteriormente. A única adição é o ponto 7P que elimina vento. Podemos, desde logo, considerar a existência de hemoptises (6P) por vento (7P) -Calor (10P) no Pulmão (1P).

1P – 7P – uma vez que este protocolo é um restrição do anterior pode-se concluir a existência de um padrão de vento (7P) no Pulmão (1P). Uma vez que o ponto 7P também regula a função de descer e dispersar o qi do pulmão este protocolo pode servir como protocolo base (só com pontos do pulmão) para o tratamento de uma série de problemas pulmonares.

1P – 9P – neste caso temos o ponto 9P que é o ponto de tonificação do pulmão. Como ponto de tonificação é usado para suplementar o yang do pulmão, tonificar o qi do pulmão e nutrir o yin do pulmão. Apesar de ser mais usado, por muitos autores conceituados e universidades, como tónico de qi predominantemente. Neste caso temos um vazio de qi/yang (9P) do pulmão (1P).

1P – 9P – 5P – pode ser possível a existência de uma vazio de qi (9P) e yin (5P) no Pulmão (1P). Também pode existir um vazio de qi (9P) com produção de humidade (5P) no Pulmão (1P).

Dor de cabeça na Medicina Tradicional Chinesa







A dor de cabeça é um sintoma subjetivo. Este capítulo trata a cefaleia enquanto sintoma predominante e não como consequência de outras causas como hipertensão. No entanto, os pontos usados neste capítulo podem ser usados para o tratamento da dor de cabeça independentemente de ser o sintoma predominante ou não.

Diagnóstico da dor de cabeça na medicina chinesa

Invasão de Vento-Frio
dor de cabeça que agrava com vento e frio, dor estende-se até à nuca e ombros, preferência por aplicações de calor local, pode ser fixa, aversão ao vento, aversão ao frio, ausência de sudação e sede, dor generalizada, pulso suave, língua com capa branca e fina.


dor de cabeça na medicina chinesa
Invasão de Vento-Calor
Dor de cabeça tipo distensão na cabeça, pode ser severa, aversão ao vento, aversão ao calor, preferência por aplicações locais de frio, febre, boca e garganta secas, tosse seca, face vermelha, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido e flutuante.

Invasão de Vento-Humidade
Cefaleia, sensação de peso, agravamento com tempos húmidos ou chuvosos ou na presença de vento, fezes moles, alterações de apetite, astenia física, cefaleia agrava após esforço físico, língua pálida com capa branca pegajosa, pulso suave ou deslizante.

Plenitude Calor do Fígado
Cefaleia(1) que agrava com calor e estados de irritabilidade ou raiva, melhora com aplicações de frio, vertigens, insónia, cefaleia predominante nas têmporas, irritabilidade ou propensão para ataques de raiva, face vermelha, olhos vermelhos, sabor amargo na boca, garganta seca, sede, obstipação, urina escura, pulso cheio, em corda, língua vermelha com capa amarela.

Vazio de Qi
Cefaleia tipo moínha, preferência por aplicações locais de calor, melhora com pressão, tonturas, vertigens, astenia, anorexia, cefaleia agrava após esforço físico, fezes moles, pulso fraco e língua pálida com capa fina e branca.

Vazio de Sangue Fígado
Cefaleia mais localizada na zona supra orbital, melhora com pressão, agrava durante e após o período menstrual, agrava após hemorragias (pode aparecer enquanto consequência), palidez, membros frios, astenia física e agitação psíquica, palpitações, visão nublada, outras alterações de visão associadas a crises de cefaleia ou vice-versa, amenorreia ou período escasso, provável ausência de coágulos e sangue pálido, língua pálida com bordo pálidos com capa branca e fina, pulso suave em corda.

Humidade-Mucosidade
dor de cabeça acompanhada de tonturas, sensação de peso na cabeça, opressão torácica e dilatação abdominal, anorexia, náuseas, sensação de peso no corpo, edema, língua pálida ou normal com capa pegajosa e branca, pulso deslizante.

Estase de Sangue
dor de cabeça fixa tipo facada, agrava antes do período menstrual, insónia, sangue menstrual com coágulos, presença de massas, língua púrpura com varicosidades sub linguais, pulso em corda.

Deficiência do Rim
Cefaleia, dor surda, melhora de manhã e agrava com trabalho, zumbidos, vertigens, astenia física, fraqueza dos membros inferiores, lombalgia, alterações urinárias, língua pode apresentar-se normal, pulso profundo e fraco.

Acupuntura para dor de cabeça na medicina chinesa

Seleção de pontos para dor de cabeça na medicina chinesa de acordo com áreas afetadas:

Cefaleia frontal: 14VB, 2B, 8E, 4IG
14VB, 2B e 8E são pontos locais e 4IG é ponto distal. A região frontal é uma região Yang Ming e daí usar-se a combinação 8E e 4IG. Os pontos locais devem ser direccionados para a região dolorosa.
Ainda poderíamos recorrer aos pontos: 44E, 20VB (em especial se zona supraorbital se encontrasse afectada), YinTang, 23VG.

Cefaleia temporal: 8VB, TaiYang, 41VB, 5TA
8VB e TaiYang são pontos locais. 5TA e 41VB são pontos distais. Como a região temporal pertence ao nível Shao Yang usamos os pontos de abertura dos meridianos maravilhosos Dai Mai e Yang Wei Mai. Isto também nos permite desenvolver uma combinação base de pontos do mesmo par de meridianos e mesmos meridianos, locais e distais: 41VB, 5TA e 8VB.
Outros pontos a usar: 8E (direccionado para a zona dolorosa – este ponto é o ponto de intersecção do Estômago com a Vesícula Biliar e daí poder ser usado para tratar cefaleia ao longo do meridiano da VB, sendo, no entanto, mais usado ou em cefaleia frontal ou temporal), 20VB. Outros pontos distais ao longo do meridiano do TA também podem ser usados.

Cefaleia occipital: 20VB, 19VG, 16VG, 62B, 3ID,
20VB, 19VG, 16VG são pontos locais e 62B e 3ID são pontos distais. Uma vez que esta região pertence ao nível Tai Yang recorremos à combinação de pontos 3ID e 62B que são, respectivamente, pontos de abertura dos meridianos maravilhosos Du Mai e Yang Qiao Mai. O ponto 10B dá-nos hipótese de fazer uma combinação do mesmo nível com pontos do mesmo meridiano locais e distais. Consoante a localização mais especifica ao longo de toda a zona occipital e afecção ou não da nuca podemos recorrer a uma miríade de pontos locais.
Outros pontos a usar para dor de cabeça na medicina chinesa: 60B e outros pontos do meridiano da bexiga ao longo da perna são aconselhados para tratar problemas desta área.

Cefaleia parietal: 20VG, Sishencong, 6MC, 3F
20VG e Sishencong são pontos locais e 6MC e 3F são pontos distais. A zona parietal (vértice da cabeça incluído) pertencem ao nível Tay Yin. Como os meridianos do MC e F não tem pontos locais na cabeça é impossível fazer combinação de pontos locais e distais do mesmo meridiano.
Outros pontos a usar para dor de cabeça na medicina chinesa: pontos como o 1R e 2R estão aconselhados para cefaleia nesta região assim como o 60B.

Seleção de pontos de acordo com os padrões clinicos:

Invasão de Vento-Frio: 4IG, 7P, 12B, 16VG, 14VG, 20VB
Não é necessário recorrer a este protocolo extenso (em adição aos pontos acima mencionados). Este é só um conjunto de pontos distais e locais muito bons para o padrão clínico apresentado. Outros pontos como 23VG também podem ser usados. Muitas vezes a selecção destes pontos é mais dependente dos sintomas que compõem o padrão do que do quadro geral em si mesmo.

Invasão de Vento-Calor: 4IG, 5TA, 7P, 16VG, 14VG, 20VB
Com pequenas diferenças os pontos usados para os padrões de Vento-frio são os mesmos usados para os padrões de Vento-Calor. Consoante os sintomas de calor se manifestem com maior ou menor violência poderá dar-se mais atenção a pontos específicos para eliminar calor como os 2º pontos Shu.

Invasão de Vento-Humidade: 4IG, 40E, 8E
O 4IG elimina Vento. 40E elimina Mucosidades e 8E é um ponto local para eliminar Humidade na cabeça. 9BP, 6BP seriam outros pontos para eliminar Humidade e 7P, 20VB para eliminar Vento por exemplo.

Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB, 20VB
Esta é uma combinação simples para eliminar calor recorrendo aos 2º pontos Shu e um ponto local que acalma o Yang do Fígado.

Subida de Yang do Fígado: 3F, 20VB, 6BP, 3R, 8F
A diferença destas 2 combinações é a seguinte: na PC Fígado recorre-se a pontos para eliminar Calor e na Subida de Yang do Fígado pretende-se acalmar o Yang (eliminar Calor) e tonificar o Yin. 6BP, 3R, 8F é uma combinação base para tonificação do Yin do Fígado.

Vazio de Qi: 20B, 36E, 2BP
Esta é uma combinação muito simples para a tonificação do Qi do BP (Jing adquirido). Pontos como 6BP, 3BP, 12VC, 21B poderiam estar incluídos. Se quiséssemos também poderíamos adicionar os pontos 30E e 4BP.

Vazio de Qi e Sangue: 17B, 10BP, 36E, 12VC
17B e 10BP é uma combinação base para a tonificação do Sangue e 36E e 12VC é uma combinação para o Qi do BP. Uma vez que é através do Qi do BP que se forma o sangue é possível aparecer um quadro de Vazio de Qi que gera Vazio de Sangue. Nestes casos poderíamos ainda usar pontos de assentimento como 20B, 15B ou 18B consoante os órgãos mais envolvidos Para adicionar mais pontos para o Qi consultar o Vazio de Qi.

Vazio de Sangue do Fígado: 8F, 10BP, 36E
Esta combinação pode ser analisada em 2: 8F (ponto de tonificação do Fígado) e 10BP (ponto de tonificação do Sangue) para tonificar o Sangue do Fígado e 36E que tanto tonifica Sangue como Qi. Caso o Vazio de Sangue não estivesse associado a um Vazio de Qi mas sim a um Vazio de Yin poderíamos remover o ponto 36E e adicionar 6BP e 3R (uma combinação base para tonificar o Yin).

Humidade-Mucosidade: 9BP, 6BP, 40E
Esta é uma combinação base para eliminar Humidade (6BP e 9BP) e para Mucosidade (40E). Consoante os sintomas acompanhantes da cefaleia evidenciem um envolvimento do AS, AM ou AI poderemos recorrer aos pontos 17VC, 12VC e 6VC para cada aquecedor, assim como a outros pontos que actuem nos órgãos envolvidos.

Estase de Sangue: 17B, 10BP
Combinação base geral para mover o Sangue. Consoante variação sintomática outros pontos poderão ser adicionados.

Deficiência do Rim: 3R, 4VC, 4VG, 23B
Por deficiência do Rim entende-se um Vazio de Yin e Yang considerado por muito autores como Vazio de Qi. Daí recorrer-se à combinação 4VC e 3R. 4VC é ponto que tonifica directamente a energia Yuan e 3R é o ponto Fonte (Yuan) do Rim. O ponto 4VG tonifica o Yang e o ponto 23B fortalece o Rim.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O reconhecimento do sintoma e da zona afectada é a base, e a parte mais importante no tratamento por acupunctura, de todo o tratamento. O reconhecimento do padrão clínico vem na sequência da nossa análise e é a partir desta análise que conseguimos seleccionar pontos para adicionar ao protocolo base. Qualquer princípio de tratamento deve tomar em consideração estes princípios.

Assim vamos supor que 3 pacientes apresentam cefaleia frontal. Neste caso seleccionaríamos os pontos: 14VB, 2B, 8E e 4IG independentemente do padrão clínico. No entanto, ao paciente A é diagnosticado um padrão de Vazio de Qi do Baço, ao segundo doente é diagnosticado um padrão de Humidade-Mucosidade e ao terceiro paciente um padrão de Vento-frio.

Os pontos a adicionar seriam, portanto:
Paciente A: 14VB, 2B, 8E, 4IG e 20B, 36E, 12VC por exemplo.
Paciente B: 14VB, 2B, 8E, 4IG e 9BP, 40E. O ponto 8E é um bom ponto para eliminar Humidade na cabeça mas já se encontra no protocolo base.
Paciente C: 14VB, 2B, 8E, 4IG e 7P, 23VG. O ponto 4IG usa-se em conjunto com o 7P (combinação de pontos Fonte-Conexão) mas o 4IG já se encontra no protocolo base (não vale de nada escreve-lo 2 vezes).

Se o paciente apresentar sintomas como rigidez na nuca ou outros sintomas que também afectem as vias respiratórias superiores, pontos como 16VG e 20VB também deveriam ser adicionados por exemplo.

BIBLIOGRAFIA

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura, Um Manual de Acupunctura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1ª edição, São Paulo, 1996
YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-667-8, 1ª edição, Shangai, 2002
YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R•046, 1ª edição, Beijing, 2000
ZHIXIAN, Long; et ally; Diagnostic of Tradicional Chinese Medicine; edited Beijing University of Tradicional Chinse Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1271-0, 2ª edição, Beijing, 2002
ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999

NOTAS DE FIM DE TEXTO

(1) As cefaleias associadas ao Fígado, regra geral, são consideradas enxaquecas.

TENDINITE - TRATAMENTO PELA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.

A Tendinite é, tal como as outras condições médicas que terminam em "ite", um tipo de inflamação, especificamente de um tendão.

Os tendões são bandas flexíveis de tecido fibroso que se encontram entre os músculos e os ossos. Quando os músculos se contraiem, os tendões recebem essa pressão e puxam os ossos de forma a criar movimento. Os tendões aguentam bastante pressão mas se esta for demasiado forte ou se ocorrer subitamente, podem surgir pequenos "rasgões" no tecido do tendão. Esta lesão é detectada pelo sistema imunológico, que aumenta o fluxo de sangue à zona afectada, de forma a iniciar o processo de cura da lesão. A inflamação e a dor daí decorrente decorre deste processo. Quando um tendão se encontra inflamado e não consegue exercer eficazmente a sua função, sentimos dor e a nossa capacidade de movimento fica comprometida.

Embora a Tendinite possa surgir em qualquer tendão do nosso corpo, as áreas mais afectadas são os ombros, os pulsos, os cotovelos, joelhos e calcanhares.

São várias as situações que podem provocar uma Tendinite: traumas físicos, repetição constante de determinados movimentos (frequente em determinadas profissões e desportos), doenças reumatológicas e do sistema imunitário, bem como infecções. Esta condição médica pode acontecer em qualquer idade, sendo no entanto mais frequente nas pessoas de meia-idade, devido ao processo natural de envelhecimento, que vai retirando elasticidade aos tendões, tornando-os mais susceptíveis a sofrer micro-lesões.

Se não for tratada a Tendinite pode evoluir para situações crónicas e prejudicar seriamente as tarefas essenciais do dia-a-dia, por isso.  Eletroacupuntura, Moxabustão, Ventosa-terapia, massagens e alongamentos, estudo com atletas mostra alívio completo da dor em 74,1% dos casos, é um tratamento rápido de fácil execução e de baixo custo. Portanto se você tem este problema procure o quanto antes um bom Terapeuta.

DORES CIÁTICA - TRATAMENTO.





A dor ciática é um tipo de dor muito intenso que ocorre normalmente ao longo do nervo ciático (o mais longo de todo o corpo), que abrange toda a área entre a região lombar e os pés. Normalmente ocorre apenas num lado do corpo, podendo provocar sensações de formigueiro, adormecimento e/ou fraqueza muscular.

Este tipo de dor é considerada um sintoma e não uma doença. Surge quando ocorre uma compressão do nervo ciático, e as causas mais comuns são as hérnias discais (a causa mais frequente), tumores, ou traumas que impliquem o desalinhamento de uma vértebra ou uma contractura muscular.

A ciática surge mais frequentemente na meia-idade, quando o processo natural de envelhecimento afecta a estrutura da coluna vertebral e abre caminho ao surgimento de hérnias discais. Algumas situações também aumentam a probabilidade de alguém vir a sofrer de ciática - tais como a gravidez, o excesso de peso, desportos muito intensos, bem como actividades profissionais onde seja necessário levantar cargas muito pesadas.

Se não for tratado o problema que está a provocar este sintoma, a dor ciática pode originar situações graves, tais como dificuldade em urinar, caminhar e praticar actividades essenciais do dia-a-dia.

A dor ciática é fácil de tratar com acupuntura. Isto não significa que se tenham sempre resultados positivos. Significa, como pode imaginar, que a definição do tratamento é relativamente simples. O diagnóstico, tal como enquadrado na medicina chinesa também é fácil. Na realidade bastam poucas questões para se saber fazer o diagnóstico.

Existem diversos tratamentos que podem ser aplicados no tratamento da dor ciática, portanto pode ser tratado com acupuntura, moxabustão, ventosa-terapia, massagens e alongamentos, tudo depende do tempo que a pessoa esta com ciática, más normalmente em muito poucos tratamentos o sintoma desaparece.

12 COISAS SOBRE TRANSPIRAÇÃO QUE TALVEZ NÃO SAIBA




A transpiração, ou suor, é apenas um dos estranhos fenómenos do corpo humano a que não damos grande atenção. Suamos profusamente numa aula de ginástica, transpiramos nervosamente quando discursamos, acumulamos gotas de suor na testa quando saboreamos comida picante. O suor é apenas… suor. Mas se pensarmos um pouco, não acha estranho que o organismo expulse gotas de água salgada quando temos calor ou stress? Esquisito, não? Conheça mais factos sobre transpiração:

Temos entre 2 a 4 milhões de glandulas sudoríparas no nosso corpo.
Só os pés, tem cerca de 250 mil glandulas sudoríparas
Transpirar por stress ou por calor é quimicamente diferente. Se transpira por calor, o suor vem das glandulas écrinas, mas quando transpira por stress, vem das glandulas apócrinas
O nome de transpiração excessiva é Hiperidrose

Saiba mais sobre transpiração
e cerca de 3% das pessoas sofrem disso.

A propósito, transpiração excessiva pode ser um sintoma de menopausa.
Por outro lado, chama-se anidrose à falta de transpiração, o que é perigoso porque o corpo pode sobreaquecer.
Há uma certa verdade quando se diz que “os homens suam e as mulheres brilham”. Em média, os homens suam mais 40% do que as mulheres.
Quanto mais em forma está, mais rápida e profusamente o corpo transpira. Isto acontece para fazer baixar a temperatura e permitir treinos mais intensos e por mais tempo.
A transpiração tem fama de cheirar mal, mas o suor em si não tem cheiro. O odor vem das bacterias da pele.
Os porcos tem de facto poucas glandulas sudoríparas, pelo que a expressão “suar que nem um porco” não é muito adequada. Provavelmente tem origem no mau cheiro dos porcos que se banham em poças para se refrescarem.
O teor de sal do suor varia de pessoa para pessoa. Há tambem pessoas que suam mais que outras.
Se acha que suar é conspícuo, considere o suor dos hipopótamos que é vermelho. A pigmentação não só funciona como protector solar, como mata bactérias.
Adaptado de 12 Things You Never Knew About Sweat de Spryliving

terça-feira, 12 de maio de 2015

YINWEI MAI - MTC





Zhubin (R9); Fushe (BP13); Daheng (BP15); Fuai (BP16); Qimen (F14); Tiantu (REN22); Lianquan (REN23).



Os sintomas principais são: dor no coração; dor epigástrica; opressão na axila; dor lombar e dor no órgão genital externo.

YANGWEI MAI



Jinmen (B63); Yiangjiao (VB35); Naoshu (ID10); Tianliao (SJ15); Jianjing (VB21); Touwei (E8); Benshen (VB13); Yangbai (VB14); Linqi (cabeça VB15); Muchuang (VB16); Zhengying (VB17); Chengling (VB18); Naokong (VB 19); Fengchi (VB20); Fengchu (DM16); Yamen (DM15).

Frio e febre.

YINQIAO MAI - MTC

YINQIAO MAI

Zhaohai (R6); Jiaoxin (R8); Jingming (B1).



Os problemas do Yinchiao-Mai apresentam os seguintes sintomas: espasmo muscular no lado medial da perna; epilepsia; convulsão; dor no olho, no ângulo medial, e conjuntivite; distúrbio motor nos membros; adormecimento nas pernas; eólica abdominal na pélvis; dor no quadril e genital externo; leucorréia.


YANGQIAO MAI

Shenmai (B62); Pushen (B61); Fuyang (B59); Juliao (fêmur VB29); Naoshu (ID10); Jianyu (IG15); Jugu (IG16); Ditsang (E4); Juliao (E3); Chengoi (El); Jingming (B1); Fengchi (VB20).



Os sintomas principais deste meridiano são: espasmo muscular no lado da perna; epilepsia; convulsão; dor nas costas e na região lombar; dor nos olhos; insônia; adormecimento nas pernas.

Meridiano DAI MAI







Zhangmen (F13); Daimai (VB26); Wushu (VB27); Weidao (VB28).



Ele faz a ligação dos meridianos Yin e Yang no meio do tronco. Os sintomas principais são: distensão abdominal; lombalgia e fraqueza da região lombar e das pernas; menstruação irregular; leucorréia.

CHONG MAI . MTC







Huiyin (REN1); Qichong (E30); Henggu (R11); Dahe (R12); Qixue (R13); Siman (R14); Zhongwan (abdomen R15); Huangshu (R16); Shanggu (R17); Shiguan (R18); Yíndu (R19); Tonggu (abdómen R20); Youmen (R21).



É um meridiano muito importante por sua função; ele controla a energia das vísceras, especialmente a dos órgãos da pélvis.

Os sintomas principais são: mal-estar; eólica abdominal; problemas ginecológicos.

Meridiano REN MAI - MTC





1. Huiyin (REN1)

Localização: na linha central do períneo; nos homens fica no meio ponto entre o ânus e o escroto, enquanto nas mulheres se localiza entre o ânus e a vagina.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: hemorróidas; uretrite; distúrbios de menstruação; espermatorréia; coma.



2. Qugu (REN2)

Localização: na borda superior da sínfise púbica, na linha central do abdômen.

Aplicação: agulhar 0,6-2 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: impotência; espermatorréia; menstruação irregular; leucorréia; eólica de menstruação; inflamação dos órgãos da pélvis; distúrbios de micção; enurese nocturna.



3. Zhongji (REN3): ponto Mu da bexiga

Localização: na linha central do abdômen; 1 tsun (um quinto da distância entre o umbigo e a sínfise púbica) do ponto Qugu (REN2).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 tsun; acima da fáscia abdominal.

Indicações: impotência; espermatorréia; menstruação irregular; amenorréia; eólica de menstruação; inflamação dos órgãos da pélvis; distúrbios de micção; enurese noturna; doenças da bexiga.



4. Guanyuan (REN4): ponto Mu do intestino delgado

Localização: 3 tsun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 tsun acima da fáscia abdominal.

Indicações: impotência; distúrbio de menstruação; espermatorréia; enurese nocturna; problemas dos órgãos da pélvis; problemas do intestino delgado; dor no abdômen; diarréia.



5. Shimen (REN5): ponto Mu do triplo-aquecedor

Localização: 2 tsun abaixo do umbigo; na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Guanyuan (REN4).

Indicações: distúrbios de menstruação; espermatorréia; problemas nos órgãos genitais; hemorragia pós-parto; rlispepsia; ascite; eólica abdominal; diurese.



6. Qihai (REN6)

Localização: 1,5 tsun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Guanyuan (REN4).

Indicações: distensão abdominal; dor no abdômen; eólica ao redor do umbigo; menstruação irregular; hemorragia do útero; espermatorréia; enurese; distúrbio urogenital; lombalgia.



7. Yinjiao (do abdômen) (REN7)

Localização: 1 tsun abaixo do umbigo, na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Guanyuan (REN4).

Indicações: qualquer problema dos órgãos genitais; menstruação irregular; leucorréia; hemorragia pós-parto; eólica abdominal; hérnia.



8. Shenjue (REN8)

Localização: no centro do umbigo.

Aplicação: colocar a moxa sobre sal ou gengibre, 10-20 minutos.

Indicações: diarréia; dor abdominal; apoplexia; prolapso anal.



9. Shuiefen (REN9)

Localização: 1 tsun acima do umbigo, na linha central do abdômen.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: distensão e dor abdominal; borborigmo; diarréia; edema; ascite.



10. Xiawan (REN10)

Localização: 2 tsun acima do umbigo, na linha central do abdômen.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: gastrite; enterite; dispepsia; distensão abdominal; borborigmo; vômito.



11. Jianli (REN11)

Localização: 3 tsun acima do umbigo, na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Xiawan (REN10).

Indicações: distensão abdominal; borborigmo; dispepsia; náuseas e vômito; peritonite; edema.



12. Zhongwan (REN12): ponto Mu do estômago

Localização: 4 tsun acima do umbigo, na linha central do abdômen; no meio ponto entre o processo xifóide e o umbigo.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, até na fáscia do abdômen 0,5-1,5 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: epigastralgia; distensão abdominal; borborigmo; dor intestinal; diarréia; regurgitação de ácido; dispepsia; vômito; icterícia.



13. Shangwan (REN13)

Localização: 5 tsun acima do umbigo, 1 tsun acima do Zhongwan

(REN12), na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Zhongwan (REN12).

Indicações: gastrite; úlcera péptica; dor abdominal; distensão abdominal; vômito; diarréia; dor no coração.



14. Jujue (REN14): ponto Mu do coração

Localização: 2 tsun acima do Zhongwan (REN12), na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Zhongwan (REN12).

Indicações: dor no coração; angina pectoris; acidez; vômito; dor de estômago; distensão abdominal; palpitação; comportamento neurótico; falta de memória; hematêmese.



15. Jiuwei (REN15)

Localização: 3 tsun acima do Zhongwan (REN12), na linha central do abdômen.

Aplicação: igual à do ponto Zhongwan (REN12).

Indicações: dor no coração; epigastralgia; vômito; soluço; opressão no peito; distensão abdominal; asma; hematêmese; comportamento neurótico; epilepsia.



16. Zhongting (REN16)

Localização: na linha medial do esterno, no nível do quinto espaço intercostal,

1,6 tsun abaixo do Shangzhong (REN17).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun.

Indicações: opressão no peito; dor na garganta; distensão do estômago; vômito; regurgitação de ácido; tosse.



17. Shangzhong (REN17)

Localização: na linha medial do esterno no nível do mamilo.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 tsun.

Indicações: dispnéia; asma; opressão no peito; soluço; dor no coração; tiroidite; bronquite.



18. Yutang (REN18)

Localização: na linha central do esterno, no nível do espaço da terceira intercostal.

Aplicação: igual à do ponto Shangzhong (REN17).

Indicações: bronquite; asma; tosse; dor no peito.





19. Zigong (do peito) (REN19)

Localização: na linha central do esterno, no nível do segundo espaço intercostal.

Aplicação: igual à do ponto Shangzhong (REN17).

Indicações: bronquite; asma; pleurite; hemoptise; tuberculose.



20. Huagai (REN20)

Localização: na linha central do esterno, no nível da junta entre manúbrio esterno e corpo esterno.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1,5 tsun.

Indicações: dor de garganta; tosse; asma; amigdalite; opressão no peito.



21. Xuanji (REN21)

Localização: na linha central do esterno, no nível da linha da borda inferior da clavícula.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor de garganta; tosse; asma; amigdalite; opressão no peito.



22. Tiantu (REN22)

Localização: no ponto central, na fossa supra-esternal; 0,5 tsun acima da borda da incisura jugular.

Aplicação: agulhar, obliquamente, para baixo do manúbrio esterno, 0,5-1,5 tsun ou perpendicularmente 0,3 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: asma; bronquite; faringite; distúrbio das cordas vocais; amigdalite; soluço.



23. Lianquan (REN23)

Localização: na linha central do pescoço, no meio ponto entre a cartilagem tiróide e a borda inferior do mandibular.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 tsun.

Indicações: faringite; laringite; estomatite; afasia; dificuldade em engolir.



24. Chengjiang (REN24)

Localização: na linha central do rosto, na depressão abaixo do lábio inferior.

Aplicação: agulhar 0,3-0,5 tsun.

Indicações: paralisia facial; gengivite; inchaço no rosto; dor de dentes.

Meridiano DU MAI





1. Changquiang (DU1)

Localização: no ponto médio entre o final do cóccix e o ânus.

Aplicação: agulhar, para cima, obliquamente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: diarréia; hemorróidas; prolapso do ânus; melena; espermatorréia; dor no cóccix.



2. Yaoshu (DU2)

Localização: na junção entre o osso sacro e o cóccix, no lado do hiato do sacro.

Aplicação: agulhar, para cima, obliquamente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: menstruação irregular; hemorróidas; dor no sacro e cóccix; espermatorréia; impotência.



3. Yaoyangquan (DU3)

Localização: na linha central da espinha da coluna; no espaço entre o processo espinhal dos L4 e L5.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: lombalgia; impotência; espermatorréia; menstruação irregular; leucorréia; eólica intestinal; diarréia.



4. Mingmen (DU4)

Localização: na linha central da espinha da coluna; no espaço entre as espinhas da segunda e terceira vértebras lombares.

Aplicação: igual ao ponto Yaoyangquan (DU3).

Indicações: dor de cabeça; zumbido; dor lombar; opistótono; espasmo das costas; hemorróidas; diarréia crônica.



5. Xuanshu (DU5)

Localização: na linha central da espinha no espaço entre a primeira e a segunda vértebra lombares.

Aplicação: igual ao ponto Yaoyangquan (DU3).

Indicações: dor de barriga; diarréia; prolapso do ânus; dor lombar.



6. Jizhong (DU6)

Localização: na linha central da coluna; entre o décimo primeiro e o décimo segundo processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun.

Indicações: hemorróidas; gripe; icterícia; distensão abdominal; epilepsia.



7. Zhongshu (DU7)

Localização: na linha central da coluna; entre o décimo e o décimo primeiro processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: lombalgia; icterícia; febre; perturbações da visão.



8. Jinsuo (DU8)

Localização: na linha central da coluna; entre o nono e o décimo processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: tontura; afasia; dor nas costas; gastralgia; epilepsia.



9. Zhiyang (DU9)

Localização: na linha central da coluna; entre o sétimo e o oitavo processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: tosse; dispnéia; epigastralgia; borborigmo; icterícia; dor nas costas; fraqueza.



10. Lingtai (DU10)

Localização: na linha central da coluna; entre o sexto e o sétimo processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: moxa, 10-15 minutos.

Indicações: gripe; tosse; asma; bronquite; dor nas costas; furunculose.



11. Shendao (DU11)

Localização: na linha central da coluna; entre o quinto e o sexto processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: moxa, 10-15 minutos.

Indicações: falta de memória; tosse; convulsão; dor e rigidez nas costas; ansiedade.



12. Shenzhu (DU12)

Localização: na linha central da coluna; entre o terceiro e o quarto processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: agulhar 0,3-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: epilepsia; insônia; dor e rigidez nas costas; epistaxe; bronquite; tuberculose.



13. Taodao (DU13)

Localização: na linha central da coluna; entre o primeiro e o segundo processo espinhoso das vértebras dorsais.

Aplicação: agulhar 0,3-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor e rigidez nas costas; dor de cabeça; malária; tuberculose; febre; epilepsia.



14. Dazhui (DU14)

Localização: no ponto médio entre os processos espinhosos; sétima vértebra cervical e primeira vértebra dorsal.

Aplicação: agulhar 0,3-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: febre; malária; tosse; dor e rigidez na nuca e costas; asma; gripe.



15. Yamen (DU15)

Localização: na linha central da nuca, no ligamento intra-espinhoso da primeira e segundas vértebras cervicais; na borda superior do processo espinhoso da segunda vértebra cervical.

Aplicação: agulhar, para baixo, obliquamente, 0,5 tsun; cuidado para não penetrar na coluna.

Indicações: dor de cabeça; dor e rigidez na nuca; dificuldade de falar; língua rígida; convulsão e opistótono; esquizofrenia; comportamento maníaco; neurose.



16. Fengchu (DU16)

Localização: na linha centro-vertical do occipital, na fossa inferior da protuberância occipital.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-0,8 tsun.

Indicações: dor de cabeça; occipitalgia, rigidez na nuca; comportamento maníaco; tontura; afasia; apoplexia.



17. Naohu (DU17)

Localização: 1,5 tsun acima do Fengchu (DU 16), na borda superior da protuberância occipital.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-0,8 tsun.

Indicações: dor e rigidez na nuca; occipitalgia; tontura; epilepsia; perturbação da visão.



18. Qiangjian (DU18)

Localização: 1,5 tsun acima do Naohu (DU17), no ponto médio entre Naohu (DU17) e Houding (DU19).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-0,8 tsun.

Indicações: dor e rigidez na nuca; occipitalgia; tontura; epilepsia; perturbação da visão.



19. Houding (DU19)

Localização: 1,5 tsun atrás do Baihui (DU20).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,5-1 tsun.

Indicações: dor de cabeça (parietal); enxaqueca; rigidez na nuca; insônia; esquizofrenia; epilepsia.



20. Baihui (DU20)

Localização: na linha centro-vertical da cabeça; 7 tsun acima da borda posterior do cabelo; 5 tsun atrás da margem anterior do cabelo.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun para trás.

Indicações: dor de cabeça (parietal); convulsão infantil; palpitação; A.V.C; falta de memória; hemorróidas; prolapso do ânus; prolapso do útero; esquizofrenia; comportamento maníaco; epilepsia.



21. Chiending (DU21)

Localização: 1,5 tsun antes do Baihui (DU20), na linha central vertical da cabeça.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun para trás.

Indicações: dor de cabeça (parietal); tontura; coriza; entupimento nasal; convulsão; epilepsia.



22. Xinhui (DU22)

Localização: 3 tsun antes do Baihui (DU20).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun para trás.

Indicações: dor de cabeça; obstrução nasal; epistaxe; convulsão infantil; epilepsia.



23. Shangxing (DU23)

Localização: na linha central vertical da cabeça; 1 tsun atrás da margem do cabelo; 1 tsun na frente do Xinhui (DU22).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun para trás.

Indicações: dor de cabeça; tontura; polipose nasal; obstrução nasal; coriza; epistaxe; problemas nos olhos.



24. Shengting (DU24)

Localização: 0,5 tsun na frente do Shangxing (DU23).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun para trás.

Indicações: dor de cabeça (frontal); tontura e vertigem; rinite; ansiedade; insônia; palpitação; problemas nos olhos; epilepsia; opistótono.



25. Suliao (DU25)

Localização: na ponta do nariz.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,1-0,3 tsun.

Indicações: rosácea de nariz; obstrução nasal; epistaxe; rinite.



26. Renzhong (DU26)

Localização: na linha centro-vertical, um terço da distância entre o lábio e o nariz.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,1-0,3 tsun.

Indicações: desmaios; coma; lombalgia; paralisia facial; distúrbio mental.



27. Duiduan (DU27)

Localização: no meio ponto do lábio superior, na junção entre a mucosa e a derme.

Aplicação: agulhar 0,1-0,3 tsun para cima.

Indicações: gengivite; polipose nasal; epistaxe; mau hálito.



28. Yinjiao (DU28)

Localização: no lado inferior do lábio superior; no meio ponto entre a mucosa do lábio e a gengiva.

Aplicação: agulhar para sangrar uma a duas gotas.

Indicações: gengivite; hemorróidas; comportamento maníaco.

Meridiano do Fígado - MTC




1. Dadun (F1): ponto Jin pertence ao elemento Madeira

Localização: 0,1 tsun acima do ângulo lateral do leito ungueal do dedão do pé.

Aplicação: agulhar para sangrar duas gotas, ou obliquamente, 0,1-0,2 polegada; moxa no lado dorsal próximo da articulação interfalangeal.

Indicações: hemorragia pós-parto; menorragia funcional; amenorréia; ptose do útero; dor no pênis; hipertrofia da próstata; uretrite; enurese; hérnia.



2. Xingjian (F2): ponto Ying pertence ao elemento Fogo; ponto de Filho

Localização: entre o primeiro e o segundo dedos do pé, na frente das articulações metatarso-falangeais.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: menorragia; menstruação irregular; dor nos órgãos genitais externos; uretrites; enurese; hipertrofia da próstata; dor nas costas; hipertensão; conjuntivite; insônia; epilepsia; dor ciática.



3. Taichong (F3): ponto Shu pertence ao elemento Terra

Localização: entre o primeiro e o segundo metatarsos, atrás das articulações metatarso-falangeais.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor de cabeça; tontura; dor na genitália externa; hipertrofia da próstata; hérnia; dor e distensão nas costas; distúrbio nos olhos; menorragia; mastite.



4. Zhongfeng (F4): ponto Jing pertence ao elemento Metal

Localização: 1 tsun à frente do maléolo, na borda medial do tendão do músculo tibial anterior acima da tuberosidade navicular.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor no pênis; uretrite; prostatite; hérnia; lombalgia; hepatite; dor no tornozelo.



5. Ligou (F5): ponto Lo

Localização: 5 tsun acima do maléolo medial; na borda póstero-medial da tíbia.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: menorragia; leucorréia; menstruação irregular; orquite; disúria; espermatorréia; impotência; dor na perna; lombalgia.



6. Zhongdu (F6): ponto Xi

Localização: 7 tsun acima do maléolo medial, na borda póstero-medial da tíbia.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: menorragia; hemorragia pós-parto; dor abdominal suprapúbica; hérnia; dor no joelho ou na perna.



7. Xiguan (F7)

Localização: no lado póstero-inferior do côndilo medial da tíbia, 1 tsun atrás do Yinlingquan (BP9).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor no joelho; periartrite; dor de garganta.



8. Ququan (F8): ponto Ho pertence ao elemento Água; ponto de Mãe

Localização: no fim do lado medial da prega poplítea, na borda ântero-medial dos músculos semimembranoso e semitendinoso.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: infecções no urogenital; ptose do útero; coceira na área genital; dor suprapúbica; dor na região ingüinal; frigidez; periartrite no joelho.



9. Yinbao (F9)

Localização: 4 tsun acima do epicôndilo medial do fêmur, entre os músculos sartorius e vastus medial.

Aplicação: agulhar 0,5-1,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: menstruação irregular; enurese noturna; dor no cóccix e no abdômen inferior.



10. Wuli (da coxa) (F10)

Localização: 3 tsun abaixo da região inguinal, na borda ântero-medial do músculo adutor longo.

Aplicação: agulhar 0,5-1,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: distúrbio de micção; dermatite no escroto; sonolência.



11. Yinlian (F11)

Localização: 1 tsun abaixo da inguinal; na borda ântero-medial do ponto inicial do músculo adutor longo.

Aplicação: agulhar 0,5-1,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor na coxa; menstruação irregular; esterilidade.



12. Jimai (F12)

Localização: no lado lateral e inferior do osso púbico, 2,5 tsun lateral e 1 tsun inferior da borda superior da sínfise púbica.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun.

Indicações: dor genital; dor no pênis; ptose do útero; hérnia; dor na coxa medial.



13. Zhangmen (F13): ponto Mu de baço-pâncreas; ponto Wei das vísceras

Localização: na borda inferior do ponto final da décima primeira costela, no lado do abdômen.

Aplicação: agulhar 0,5-0,8 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: inchação do baço; distensão abdominal; eólica biliar; dor no lado do abdômen; borborigmo; indigestão; diarréia; magreza.



14. Qimen (F14): ponto Mu de fígado

Localização: na linha mamilar diretamente abaixo do mamilo, no espaço intercostal entre a sexta e a sétima costelas.

Aplicação: agulhar 0,5 tsun; moxa, 15 minutos.

Indicações: pleurite; hepatite; dor no peito; dor na margem hipocondrial; malária.

Meridiano Vesícula Biliar - MTC




1. Tongziliao (VB1)

Localização: 0,5 tsun na borda lateral do ângulo externo do olho.

Aplicação: agulhar, obliquamente para a borda lateral, 0,5-0,8 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: qualquer problema nos olhos; dor de cabeça; paralisia facial.



2. Tinghui (VB2)

Localização: ao abrir a boca, na fossa anterior e inferior do trago da orelha, um pouco abaixo do ponto Tinggong (ID19).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: zumbido; surdez; otite média; dor de dentes; luxação da junta têmporo-mandibular; paralisia facial.



3. Shangguan (VB3)

Localização: na frente do ouvido, na borda superior do arco zigomático, acima do ponto Xiaguan (E7).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 tsun; moxa, 3-5 minutos.

Indicações: zumbido; surdez; paralisia facial; dor de dentes.



4. Hanyan (VB4)

Localização: 1 tsun abaixo do ponto Touwei (E8), na borda do cabelo na região temporal.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: enxaqueca; tontura; zumbido; paralisia facial; rinite.



5. Xuanlu (VB5)

Localização: na linha entre os pontos Hanyan (VB4) e Qubin (VB7), um terço da distância abaixo do Hanyan (VB4).

Aplicação: agulhar 0,2-0,3 tsun.

Indicações: enxaqueca; dor têmporo-oftálmica; dor de dentes; rinite.



6. Xuanli (VB6)

Localização: na linha entre os pontos Hanyan (VB4) e Qubin (VB7), um terço de distância acima do ponto Qubin (VB7).

Aplicação: agulhar 0,2-0,3 tsun.

Indicações: enxaqueca; dor oftálmica; dor de dentes.



7. Qubin (VB7)

Localização: ao dobrar a orelha para baixo, no lado ântero-superior, onde a orelha encosta na borda do cabelo.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,3 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: enxaqueca; dor nos olhos; dor de dentes; espasmo ou inflamação do músculo temporal.



8. Shuaigu (VB8)

Localização: ao dobrar a orelha para baixo, fica 1,5 tsun acima dela, na borda do cabelo, onde o ponto superior da orelha encosta.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: dor de cabeça após beber álcool; enxaqueca; tontura; vômito.



9. Tianchong (VB9)

Localização: 0,5 tsun atrás do ponto Shuaigu (VB8), 2 tsun acima da borda do cabelo, acima e atrás da orelha.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: dor de cabeça temporal; gengivite; epilepsia.









10. Fubai (VB10)

Localização: 1 tsun abaixo e atrás do ponto Tianchong (VB9), atrás e acima da orelha, na depressão, 1 tsun acima da borda do cabelo.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: zumbido; surdez; dor de dentes; dor e rigidez na nuca; amigdalite.



11. Qiaoyin (VB11)

Localização: l tsun abaixo do Fubai (VB10) no ponto quase central entre

Fubai (VB10) e Wangu (VB12) na depressão superior e posterior do processo mastóideo.

Aplicação: igual à do ponto Fubai (VB10).

Indicações: dor de cabeça e na nuca; olitedemia; zumbido, surdez; trigeminalgia; espasmo nos membros.



12. Wangu (cabeça) (VB12)

Localização: na depressão póstero-inferior do processo mastóideo, 0,7 polegada abaixo do ponto Qiaoyin (VB11).

Aplicação: agulhar 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor de cabeça e na nuca; zumbido; dor de ouvido; dor de garganta; amigdalite; dor de dentes; gengivite; paralisia facial; insônia; epilepsia.



13. Benshen (VB13)

Localização: acima da região frontal na borda do cabelo, 3 tsun na lateral da linha central.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: dor de cabeça; tontura; vertigem; vômito; epilepsia; psicose.



14. Yangbai (VB14)

Localização: 1 tsun acima da linha da sobrancelha, perpendicular à pupila.

Aplicação: agulhar, perpendicular ou obliquamente, 0,2-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor de cabeça frontal; dor nos olhos; enxaqueca; tontura; qualquer problema nos olhos; trigeminalgia; paralisia facial.



15. Linqi (da cabeça) (VB15)

Localização: na linha vertical da pupila, 0,5 tsun acima da borda do cabelo, no ponto médio entre Shengting (DU24) e Touwei (E8).

Aplicação: igual à do ponto Yangbai (VB14).

Indicações: tontura; zumbido; perturbação da visão; muita lacrimação; dor nos olhos; obstrução nasal; coma; apoplexia; epilepsia.



16. Muchuang (VB16)

Localização: 1 tsun acima do ponto Linqi (VB15).

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun.

Indicações: dor de cabeça; problemas nos olhos; rosto inchado; obstrução nasal.



17. Zhengying (VB17)

Localização: 1 tsun atrás do Muchuang (VB 16).

Aplicação: igual à do ponto Muchuang (VB16).

Indicações: dor de cabeça; tontura; dor de dentes; labirintite.



18. Chengling (VB18)

Localização: 1,5 tsun atrás do Zhengying (VB17).

Aplicação: igual à do ponto Zhengying (VB17).

Indicações: dor de cabeça; obstrução nasal, rinite; tosse; asma; dor nos olhos; epistaxe.



19. Naokong (VB19)

Localização: 1,5 tsun acima do Fengchi (VB20), na borda lateral da protuberância occipital, atrás do ponto Chengling (VB18).

Aplicação: igual à do ponto Chengling (VB18).

Indicações: occipitalgia; vertigem; tontura; rigidez na nuca; asma; zumbido; epistaxe.





20. Fengchi (VB20)

Localização: abaixo da borda occipital na depressão entre os músculos trapézio e esterno-clidomastóideo, na margem do cabelo.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor de cabeça; rigidez e dor na nuca; tontura; vertigem; zumbido; resfriado; hipertensão; enxaqueca; insônia; apoplexia.



21. Jianjing (VB21)

Localização: no ponto eqüidistante entre o Dazhui (DU14) e o acrômio do ombro, 1 tsun acima do ponto Tianliao (SJ15).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos

Indicações: tontura; dor e rigidez na nuca; braquialgia; mastite; paralisia no braço; hipertiroidismo.



22. Yuanye (VB22)

Localização: 3 tsun abaixo da borda da axila, na linha anterior da axila, no quarto espaço intercostal.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor intercostal; pleurite; linfadenite axilar.



23. Zhejin (VB23)

Localização: 1 tsun anterior ao ponto Yuanye (VB22), no quarto espaço intercostal.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: opressão no peito; asma; vômito; acidez na boca; rigidez nos membros e alalia ou dislalia; parkinsonismo.



24. Riyue (VB24)

Localização: na linha do mamilo, na borda inferior da costela, 4,5 tsun acima do umbigo.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: dor na margem da costela; epigastralgia; acidez e vômito; distensão abdominal; hepatite; icterícia; soluço.



25. Jingmen (VB25)

Localização: na linha posterior da axila, na borda anterior e inferior da ponta da décima segunda costela, 0,5 tsun acima do umbigo.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: qualquer problema dos rins; dor nas costas; dor na bacia e região inguinal; eólica intestinal; distensão abdominal; oligúria e edema.



26. Daimai (VB26)

Localização: ao nível do umbigo, abaixo do ponto Zhangmen (F13), na extremidade da décima primeira costela, e em cima do músculo oblíquo abdominal.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: lombalgia; cistite; menstruação irregular.



27. Wushu (VB27)

Localização: 3 tsun antes e abaixo do ponto Daimai (VB26), no nível da Guanyuan (REN4) na frente da espinha ântero-superior da ilíaca.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: lombalgia; eólica abdominal; constipação; eólica urogenital; corrimento urogenital.



28. Weidao (VB28)

Localização: 0,5 tsun abaixo do ponto Wushu (VB27), no lado ínferoanterior da espinha ilíaca ântero-superior.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: dor ingüinal; dor lombar; enterite; ascite; apendicite.









29. Juliao (do fêmur) (VB29)

Localização: local eqüidistante entre o ponto mais proeminente do trocânter femural e a espinha ilíaca ântero-superior, na borda do músculo tensor fáscia lata.

Aplicação: agulhar 1-2 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: dor no quadril; na coxa e na perna; paralisia ou fraqueza na perna.



30. Huantiao (VB30)

Localização: na nádega, na linha entre o hiato da sacra e o proeminente do trocânter maior; um terço da distância lateral na borda inferior do músculo piriforme.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 1-2,5 tsun; moxa, 10-30 minutos.

Indicações: dor na perna; dor no quadril; dor ciática; paralisia na perna; dor lombar e lombossacra; hemiplegia; urticária; coceira na pele; reumatismo na perna.



31. Fengshi (VB31)

Localização: deixando-se o braço e a mão caídos paralelamente à coxa, o ponto fica correspondente ao dedo médio, isto é, na lateral da coxa, 7 tsun acima do joelho na borda posterior do músculo fáscia lata do fêmur.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor ciática; dor na coxa; fraqueza na perna; hemiplegia; dor e fraqueza no joelho; coceira geral no corpo; adormecimento na perna.



32. Zhondu (do fêmur) (VB32)

Localização: 5 tsun acima do joelho, na lateral da coxa, no tendão da fáscia lata.

Aplicação: igual à do ponto Fengshi (VB31).

Indicações: dor na coxa e no joelho; dor ciática.



33. Xiyangguan (VB33)

Localização: na borda lateral do joelho, 3 tsun acima do ponto Yanglingquan (VB34), na depressão superior do epicôndilo lateral do fêmur.

Aplicação: agulhar 0,5-0,8 tsun (atenção para não penetrar a cápsula articular); moxa, 10 minutos.

Indicação: dor no joelho.



34. Yanglingquan (VB34): ponto Ho pertence ao elemento Terra

Localização: 1 tsun abaixo do joelho, na depressão anterior e inferior da cabeça da fíbula, na fáscia do músculo perôneo longo.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: artrite ou periartrite no joelho; tendinite no joelho; dor na perna; inchaço na perna; dor na axila; inchaço no rosto; boca amarga; vômito; vertigem; tontura; hemiplegia; qualquer distúrbio dos tendões.



35. Yangjiao (VB35)

Localização: 7 tsun acima do maléolo externo na borda anterior da fíbula.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 5-10 minutos.

Indicações: asma; dor de garganta; dor no peito; dor na borda lateral da perna; espasmo do músculo gastrocnêmio; conjuntivite.



36. Waiqiu (VB36)

Localização: 1 tsun atrás e ao mesmo nível do ponto Yangjiao (VB35), na borda posterior da fíbula.

Aplicação: igual à do ponto Yangjiao (VB35).

Indicações: dor na borda lateral da perna; espasmo do músculo gastrocnêmio.



37. Guangming (VB37): ponto Lo

Localização: 5 tsun acima do ponto mais alto do maléolo externo, na borda anterior da fíbula.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 5-15 minutos.

Indicações: problema nos olhos; dor na perna.







38. Yangfu (VB38): ponto Jing pertence ao elemento Fogo; ponto de Filho

Localização: 4 tsun acima do ponto mais alto do maléolo externo, na borda posterior da fíbula em cima da fáscia do músculo perôneo longo.

Aplicação: igual à do ponto Guangming (VB37).

Indicações: enxaqueca; espasmo muscular; sensação de frio na região lombar.



39. Xuangzhong (VB39): ponto do grande Lo de três meridianos de Yang

Localização: 3 tsun acima do ponto mais alto do maléolo externo, na depressão entre a fíbula e os tendões perôneo longo e curto.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: enxaqueca; torcicolo; dor e rigidez na nuca; gota; qualquer tipo de artrite; dor no pé; torção e inchaço no tornozelo e pé; hemorróidas; epistaxe; coriza.



40. Qiuxu (VB40): ponto Yuan

Localização: no lado ântero-inferior do maléolo externo, na depressão lateral do tendão do músculo extensor digital longo.

Aplicação: agulhar 0,2-0,5 tsun.

Indicações: dor e inchaço no tornozelo; dor ao longo do trajeto deste meridiano; pterígio.



41. Linqi (do pé) (VB41): ponto Shu pertence ao elemento Madeira

Localização: na depressão entre o quarto e o quinto metatarsos.

Aplicação: agulhar 0,3-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: febre reumática; endocardite; mastite; conjuntivite; vertigem; lombalgia; dor nas costas e no peito; zumbido.



42. Diwuhui (VB42)

Localização: entre o quarto e o quinto metatarsos atrás das articulações metatarso-falangeais.

Aplicação: igual à do ponto Linqi (VB41).

Indicações: zumbido; vertigem; dor na axila; mastite; metatarsalgia.



43. Xiaxi (VB43): ponto Jing pertence ao elemento Água; ponto de Mãe

Localização: à frente das articulações metatarso-falangeais entre o quarto e o quinto dedos do pé.

Aplicação: agulhar 0,2-0,3 tsun.

Indicações: zumbido; vertigem; surdez; dor no peito; dor intercostal.



44. Qiaoyin (VB44): ponto Jin pertence ao elemento Metal

Localização: 0,1 tsun póstero-lateral do leito ungueal do quarto dedo do pé.

Aplicação: agulhar, até sangrar uma ou duas gotas.

Indicações: enxaqueca; vertigem; dor nos olhos; faringite; tendência ao sonho.

Meridiano Triplo Aquecedor (Sanjiao)





1. Guanchung (SJ1): ponto Jin, pertence ao elemento Metal

Localização: no lado ulnar, 0,1 tsun do ângulo ungueal do dedo anular (quarto dedo da mão).

Aplicação: agulhar 0,1 tsun; sangrar uma ou duas gotas.

Indicações: dor de cabeça; dor de garganta; febre; zumbido; pterígio; boca seca; úlcera na língua; coma; apoplexia.



2. Yemen (SJ2): ponto Ying pertence ao elemento Água

Localização: entre os dedos quarto e quinto, à frente da articulação metacarpo-falangeal, no limite da derme dorsal e palmar.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,2-0,5 tsun.

Indicações: Cefaléia; pterígio; conjuntivite; zumbido; dor na garganta; gengivite; malária; febre; ausência de sudorese.



3. Zongzhu (SJ3): ponto Shu pertence ao elemento Madeira; ponto de Mãe no outono e no inverno, e ponto de Filho na primavera e no verão

Localização: no lado dorsal da mão, na fossa posterior metacarpo-falangeal entre o quarto e quinto metacarpos.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: zumbido; surdez; Cefaléia; dor na garganta, parotidite, braquialgia; dor nas costas; adormecimento na mão e nos dedos.



4. Yangchi (SJ4): ponto Yuan

Localização: no lado dorsal do punho, na depressão no meio da dobra dorsal do punho, entre os tendões dos músculos extensor digital comum e extensor digital do quinto dedo.

Aplicação: agulhar 0,3-0,5 tsun.

Indicações: dor no punho; excesso de pêlo na mulher; boca seca; diabete melito; malária; vômito durante a gravidez.



5. Waiguan (SJ5): ponto Lo

Localização: 2 tsun acima da dobra dorsal do punho, entre os tendões do músculo extensor digital comum e o músculo dígito quinto-próprio.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: Cefaléia; dor na nuca; dor no braço; adormecimento e paralisia dos dedos; dor intercostal; zumbido; surdez.



6. Zhigou (SJ6): ponto Jing pertence ao elemento Fogo

Localização: 1 tsun acima do ponto Waiguan (SJ5), entre os tendões do músculo extensor digital comum e o músculo dígito quinto-próprio.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: nevralgia intercostal; constipação; dor no ombro e braço; pericardite e pleurite.



7. Huizong (SJ7): ponto Xi

Localização: no lado ulnar do Zhigou (SJ6), na borda radial do músculo extensor carpo-ulnar.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor no braço; surdez; epilepsia.



8. Sanyangluo (SJ8)

Localização: 1 tsun acima do Zhigou (SJ6), entre os músculos extensores comuns dos dedos e o quinto-próprio do dedo.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor no braço; laringite; rouquidão; surdez; gota.



9. Sidu (SJ9)

Localização: 5 tsun distal do cotovelo, entre os músculos extensores comuns dos dedos e extensor ulnar do carpo.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: rouquidão; laringite; tendinite; dor no antebraço.



10. Tianjing (SJ10): ponto Ho pertence ao elemento Terra; ponto de Mãe durante a primavera e verão, e ponto de Filho no outono e inverno

Localização: na depressão acima do olécrano, na borda do tendão tríceps braquial.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: dor no cotovelo; furunculose no braço; linfadenite; dor de cabeça e na nuca; surdez; dor de garganta.



11. Quinglengyuan (SJ11)

Localização: 2 tsun acima do olécrano, na borda do tendão tríceps braquial.

Aplicação: igual à do ponto Tianjing (SJ10).

Indicações: dor no cotovelo, braço, ombro e olhos.



12. Xiaoluo (SJ12)

Localização: no ponto médio entre os pontos Quinglengyuan (SJ11) e Naohui (SJ13).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,7 tsun; moxa, 10-20 minutos.

Indicações: dor na cabeça; dor na nuca e no braço.



13. Naohui (SJ13)

Localização: no lado póstero-lateral do ombro, na borda inferior do músculo deltóide, 3 tsun abaixo do Jianliao (SJ14).

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: bursite ou periartrire no ombro- dor no braço.



14. Jianliao (SJ14)

Localização: na depressão entre o acrômico e o tubérculo maior do húmero, na borda do tendão infra-espinhal.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 15 minutos.

Indicações: bursite; periartrite ou tendinite no ombro.





15.Tianliao (SJ15)

Localização: na fossa supra-escapular, entre Quyuan (ID13) e Jianjing (VB21).

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: braquialgia; dor e rigidez na nuca; dor no ombro.



16. Tianyou (SJ16)

Localização: no lado posterior e inferior do processo mastóide na borda posterior lateral do músculo esterno-clidomastóideo; entre Tianzhu (B10) e Tianrong (ID17).

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: Cefaléia; edema facial; dor e rigidez na nuca; surdez; trigeminalgia.



17. Yifeng (SJ17)

Localização: na depressão póstero-inferior da orelha, entre a mandíbula e o processo mastóide.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1,5 tsun.

Indicações: surdez; zumbido; otite; paralisia facial; trigeminalgia; periartrite têmporo-mandibular; parotidite.



18. Qimai (SJ18)

Localização: atrás do lóbulo da orelha, no ponto proeminente do processo mastóideo; onde há veia.

Aplicação: agulhar para sangrar uma ou duas gotas.

Indicações: zumbido; surdez; paralisia facial; dor de cabeça.



19. Luxi (SJ19)

Localização: 1 tsun acima do Qimai (SJ18).

Aplicação: agulhar para sangrar uma ou duas gotas.

Indicações: zumbido; surdez; paralisia facial; dor de cabeça.



20. Jiaosun (SJ20)

Localização: o ponto encontra-se acima da borda superior do pavilhão auricular na margem do cabelo, no ponto superior, dobrando a orelha em sentido anterior).

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,1-0,2 tsun.

Indicações: orelha vermelha e inchada; gengivite; dor de dentes; pterígio.



21. Ermen (SJ21)

Localização: ao abrir a boca, no centro da depressão, na frente do trago da orelha.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun.

Indicações: surdez; zumbido; otite média; gengivite; dor de dentes.



22. Heliao (SJ22)

Localização: na região anterior da orelha, no limite póstero-inferior dos cabelos.

Aplicação: agulhar 0,1-0,3 tsun.

Indicações: Cefaléia; zumbido; conjuntivite; coma; paralisia facial.



23. Sizhukong (SJ23)

Localização: na depressão lateral e superior dos cílios, acima do fim das sobrancelhas.

Aplicação: agulhar 0,3-0,5 tsun.

Indicações: qualquer problema dos olhos; enxaqueca; otalgia.

Meridiano do Pericárdio - MTC.





1. Tianchi (PC1)

Localização: no quarto espaço intercostal; l tsun para o lado do mamilo, 3 tsun abaixo da axila.

Aplicação: agulhar, obliquamente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: opressão no peito; asma; tosse; dor intercostal; mastite.



2. Tianquan (PC2)

Localização: no lado medial do braço, entre as duas cabeças do músculo bíceps do braço; 2 tsun abaixo da dobra axilar.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor no peito; dor no coração; palpitação; soluço; dor no braço.



3. Quze (PC3): ponto Ho pertence ao elemento Água

Localização: no meio da prega cubital do cotovelo, no lado ulnar do músculo bíceps.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: angina pectoris; palpitação; tosse e vômito; tremor nos braços; febre; coma.



4. Ximen (PC4)

Localização: 5 tsun acima da prega do punho, entre os tendões do músculo palmar longo e do músculo flexor carpo-radial.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 15 minutos.

Indicações: opressão no peito; dor no coração; náuseas e vômitos; pleurite; mastite; furunculose; depressão e ansiedade; vexação; pericardite; amigdalite.



5. Jianshi (PC5): ponto Jing pertence ao elemento Metal

Localização: 3 tsun acima da prega do punho, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor carpo-radial.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: palpitação; angina pectoris; epigastralgia; náusea e vômito; depressão e ansiedade; dor na garganta; voz rouca; malária; escabiose; inchaço e rigidez no braço; epilepsia; distúrbio mental.



6. Neiguan (PC6): ponto Lo

Localização: 1 tsun abaixo do ponto Jianshi (PC5); 2 tsun acima do punho, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor carpo-radial.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor no coração; pressão no peito; palpitação; ansiedade; histeria; epilepsia; insônia; soluço; febre; icterícia; dor no braço.



7. Daling (PC7): ponto Shu pertence ao elemento Madeira

Localização: no meio da prega do punho no lado palmar, entre os músculos palmar longo e flexor carpo-radial.

Aplicação: agulhar 0,2-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: insônia; ansiedade; depressão; opressão no peito; palpitação; dor no coração; dermatite na palma; artrite no punho; halitose; hiperidrose palmar.



8. Laogong (PC8): ponto Xing pertence ao elemento Fogo

Localização: na palma, na região próxima da articulação metacarpo-falangeal, entre o terceiro e o quarto metacarpos.

Aplicação: agulhar 0,2-0,5 tsun.

Indicações: dor no coração; sede e calor; estomatite, icterícia; anorexia; soluço; ansiedade; depressão; preguiça e cansaço; dermatite palmar; prurido.



9. Zhongchong (PC9): ponto Jing

Localização: O, 1 tsun acima do leito ungueal da terceira falange distai, no lado ulnar.

Aplicação: agulhar 0,1-0,2 tsun; ou pungir para sangrar uma a duas gotas.

Indicações: angina pectoris; febre; pericardite; apoplexia; coma; dor na língua.

Meridiano do Rim - MTC.





1. Yongguan (R1): ponto Jin pertence ao elemento Madeira; ponto de Filho

Localização: na planta do pé, posteriormente às articulações metatarsotalangeais, entre o segundo e o terceiro metatarsos.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: Cefaléia parietal; metatarsalgia; tontura; vertigem; coma; convulsão infantil; comportamento maníaco (fobia); insônia; nefrite; uremia; diabete.



2. Rangu (R2): ponto Ying pertence ao elemento Fogo

Localização: na borda ântero-inferior do osso navicular do pé.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun.

Indicações: dor no pé; laringite; hipertranspiração noturna; prostatite; distúrbios dos órgãos genitais; impotência; menstruação irregular; tétano de recémnascido; cistite; diabete melito.



3. Taixi (R3): ponto Shu pertence à Terra

Localização: entre a borda posterior do maléolo medial e o tendão de Aquiles.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun, ou 0,3-0,5 tsun obliquamente ao lado posterior do maléolo.

Indicações: dor de dentes; laringite; estomatite; mastite; impotência; dismenorréia; dor na perna, tornozelo e pé; frio nos ombros; malária; nefrite; metatarsalgia.



4. Dazhong (R4): ponto Lo

Localização: 0,5 tsun abaixo do ponto Taixi (R3), na frente do tendão de Aquiles.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: estomatite; laringite; asma; hipertrofia prostática; lombalgia; dor no calcanhar; constipação; sonolência e preguiça.



5. Shuiguan (R5): ponto Xi

Localização: na borda posterior do maléolo medial, 1 tsun abaixo do ponto Taixi (R3), na depressão ântero-superior do lado medial do tubérculo do calcâneo.

Aplicação: igual à do ponto Dazhong (R4).

Indicações: leucorréia; prolapso uterino; endometnte; menstruação irregular; diurese; miopia.







6. Zhaohai (R6)

Localização: na depressão entre o maléolo medial e o osso tálus; 0,4 tsun inferior da borda do maléolo medial.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,2-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: menstruação irregular; prolapso uterino; amigdalite; constipação; eólica abdominal; diarréia crônica de madrugada; insônia.



7. Fuliu (R7): ponto Jing pertencente ao Metal; ponto de Mãe

Localização: 2 tsun acima do Taixi (R3); na borda ântero-medial do músculo sólium.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 15-30 minutos.

Indicações: inchaço dos membros; edema; ascite; hipertranspiração noturna; lombalgia; nefrite; orquite; uretrite.



8. Jiaoxin (R8): ponto Xi

Localização: 2 tsun acima do Taixi (R3), 0,5 tsun na frente do Fuliu (R7), na borda posterior da tíbia.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente; 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: menstruação irregular; menorragia funcional; prolapso uterino; disenteria; constipação; orquite; uretrite.



9. Zhubin (R9): ponto Xi

Localização: 5 tsun acima do ponto Taixi (R3), na borda ântero-medial do músculo sólium.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,5-1 tsun; moxa, 10 minutos.

Indicações: espasmo do músculo sólium e gastrocnêmio; comportamento maníaco; epilepsia; desintoxicação.



10. Yingu (R10): ponto Ho pertence ao elemento Água

Localização: no lado medial da prega poplítea, entre os músculos semitendinoso e semimembranoso.

Aplicação: agulhar 0,5-1 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor no joelho; edema na perna; ascite; distúrbio urogenital; disúria; hemorragia uterina; dor genital; comportamento maníaco.



11. Henggu (R11)

Localização: na borda superior do osso púbico; 0,5 tsun lateralmente à linha central.

Aplicação: moxa, 15 minutos; evitar a agulha.

Indicações: problemas nos órgãos genitais; disúria; conjuntivite; impotência.



12. Dahe (R12)

Localização: l tsun acima do ponto Henggu (R11), 0,5 tsun no lado do ponto Zhongji (REN3), na linha central.

Aplicação: agulhar, 0,3-0,5 tsun, até a fáscia do músculo reto-abdommal; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: dor nos órgãos genitais; disúria; uretrite; cistite; conjuntivite; lombalgia; espermatorréia; impotência; hérnia direta.



13. Qixue (R13)

Localização: 2 tsun acima da borda suprapúbica (3 tsun abaixo do nível umbilical) e 0,5 tsun no lado lateral da linha central do abdômen, na borda medial do músculo reto-abdominal.

Aplicação: igual à do ponto Dahe (R12).

Indicações: distúrbio dos órgãos genitais; menstruação irregular; esterilidade; diarréia.



14. Siman (R14)

Localização: l tsun acima do ponto Qixue (R13); 0,5 tsun no lado do ponto Shimen (REN5).

Aplicação: igual à do ponto Qixue (R13).

Indicações: menorragia; dismenorréia; menstruação irregular; esterilidade; uretrite; cistite; dor abdominal no umbigo; conjuntivite.









15. Zhongzhu (abdominal) (R15)

Localização: 1 tsun abaixo do nível do umbigo; 0,5 tsun no lado da linha central.

Aplicação: igual à do ponto Siman (R14).

Indicações: menstruação irregular; dor abdominal; constipação; conjuntivite.



16. Huangshu (R16)

Localização: 0,5 tsun na linha lateral do umbigo, na borda medial do músculo reto-abdominal.

Aplicação: igual à do ponto Siman (R14).

Indicações: eólica periumbilical; constipação; hérnia.



17. Shanggu (R17)

Localização: 2 tsun acima do Huangshu (R16).

Aplicação: igual à do ponto Siman (R14).

Indicações: eólica abdominal; constipação; dor no estômago; anorexia.



18. Shiguan (R18)

Localização: 3 tsun acima do Huangshu (R16); 0,5 tsun no lado lateral do Jianli (REN11).

Aplicação: igual à do ponto Huangshu (R16).

Indicações: dor no estômago; soluço; esterilidade; dor uterina pós-parto; constipação.



19. Yindu (R19)

Localização: 4 tsun acima do ponto Huangshu (R16); 0,5 tsun do lado lateral do Zhongwan (RM12).

Aplicação: igual à do ponto Huangshu (REN16).

Indicações: dor no estômago; soluço; esterilidade; dor uterina pós-parto; constipação; distensão abdominal; icterícia.



20. Tonggu (abdômen) (R20)

Localização: 5 tsun acima do ponto Huangshu (R16); 0,5 tsun no lado da linha central.

Aplicação: igual à do ponto Huangshu (R16).

Indicações: dor no estômago; distensão abdominal; vômito; dispepsia; preguiça.



21. Youmen (R21)

Localização: 6 tsun acima do Huangshu (R16); 0,5 tsun no lado lateral do Jujue (REN14).

Aplicação: igual à do ponto Huangshu (R16).

Indicações: dor no estômago; distensão abdominal; vômito; dispepsia; preguiça; nevralgia intercostal; hepatite.



22. Bulang (R22)

Localização: no quinto espaço intercostal; 2 tsun lateralmente à linha central do corpo.

Aplicação: Agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 tsun até a fáscia do músculo; moxa, 15 minutos.

Indicações: nevralgia intercostal; pleurite; bronquite; náusea; vômito.



23. Shenfeng (R23)

Localização: no quarto espaço intercostal; 2 tsun lateralmente à linha central, na borda do osso esterno.

Aplicação: igual à do ponto Bulang (R22).

Indicações: iguais às do ponto Bulang (R22).



24. Lingxi (R24)

Localização: no terceiro espaço intercostal; 2 tsun lateralmente à linha central.

Aplicação: igual à do ponto Bulang (R22).

Indicações: bronquite; tosse; dor intercostal; mastite; vômito; obstrução nasal.













25. Shentsang (R25)

Localização: no segundo espaço intercostal entre a segunda e a terceira costelas; 2 tsun lateralmente à linha central.

Aplicação: igual à do ponto Bulang (R22).

Indicações: tosse; asma; bronquite; pleurite; dor intercostal; dispnéia; pneumonia; soluço; vômito.



26. Yuzhung (R26)

Localização: no primeiro espaço intercostal; 2 tsun lateralmente à linha central da borda lateral do esterno.

Aplicação: igual à do ponto Bulang (R22).

Indicações: pneumonia; asma; bronquite; dor intercostal; pleurite.



27. Shufu (R27)

Localização: na depressão entre a clavícula e a primeira costela lateralmente à cabeça do esterno.

Aplicação: agulhar, perpendicularmente, 0,3-0,5 tsun; moxa, 10-15 minutos.

Indicações: pneumonia; bronquite; asma; pleurite; dor intercostal; braquialgia; dispnéia; vômito.