A Tendinite é, tal como as outras condições médicas que terminam em "ite", um tipo de inflamação, especificamente de um tendão.
Os tendões são bandas flexíveis de tecido fibroso que se encontram entre os músculos e os ossos. Quando os músculos se contraiem, os tendões recebem essa pressão e puxam os ossos de forma a criar movimento. Os tendões aguentam bastante pressão mas se esta for demasiado forte ou se ocorrer subitamente, podem surgir pequenos "rasgões" no tecido do tendão. Esta lesão é detectada pelo sistema imunológico, que aumenta o fluxo de sangue à zona afectada, de forma a iniciar o processo de cura da lesão. A inflamação e a dor daí decorrente decorre deste processo. Quando um tendão se encontra inflamado e não consegue exercer eficazmente a sua função, sentimos dor e a nossa capacidade de movimento fica comprometida.
Embora a Tendinite possa surgir em qualquer tendão do nosso corpo, as áreas mais afectadas são os ombros, os pulsos, os cotovelos, joelhos e calcanhares.
São várias as situações que podem provocar uma Tendinite: traumas físicos, repetição constante de determinados movimentos (frequente em determinadas profissões e desportos), doenças reumatológicas e do sistema imunitário, bem como infecções. Esta condição médica pode acontecer em qualquer idade, sendo no entanto mais frequente nas pessoas de meia-idade, devido ao processo natural de envelhecimento, que vai retirando elasticidade aos tendões, tornando-os mais susceptíveis a sofrer micro-lesões.
Se não for tratada a Tendinite pode evoluir para situações crónicas e prejudicar seriamente as tarefas essenciais do dia-a-dia, por isso. Eletroacupuntura, Moxabustão, Ventosa-terapia, massagens e alongamentos, estudo com atletas mostra alívio completo da dor em 74,1% dos casos, é um tratamento rápido de fácil execução e de baixo custo. Portanto se você tem este problema procure o quanto antes um bom Terapeuta.
Sem comentários:
Enviar um comentário