quinta-feira, 14 de maio de 2015

Combinação de pontos – meridiano do pulmão




Existem várias combinações clínicas possíveis de pontos do meridiano do Pulmão.

Como já vimos o ponto 1P é o ponto de alarme deste órgão. Logo pode ser usado para todo o tipo de problemas que afectem o Pulmão. A este ponto podem adicionar-se outros que variam consoante o tipo de padrão patológico instalado.

1P – 5P – neste caso podem tratar padrões de humidade ou vazio de yin. O ponto 5P tanto nutre o Yin como elimina humidade e o ponto 1P é ponto de alarme (ponto de órgão).


1P – 5P – 10P – uma vez que adicionámos o ponto 10P, usado para eliminar calor, podem supor a existência de padrões de humidade (5P) -Calor (10P) no Pulmão (1P) ou padrões de Vazio de yin (5P) no Pulmão (1P) com produção de calor (10P) ou mesmo casos de plenitude calor (10P) no Pulmão (1P) com secura dos líquidos orgânicos (5P).
1P – 6P – 10P – neste caso existe um padrão de plenitude calor (10P) no Pulmão (1P) cujo principal sintoma é hemoptise (expulsão de sangue proveniente do pulmão). O ponto 6P é o ponto de emergência e é usado, principalmente, em casos agudos ou hemorragias.

1P – 6P – 7P – 10P – Neste caso existe um protocolo muito semelhante ao descrito anteriormente. A única adição é o ponto 7P que elimina vento. Podemos, desde logo, considerar a existência de hemoptises (6P) por vento (7P) -Calor (10P) no Pulmão (1P).

1P – 7P – uma vez que este protocolo é um restrição do anterior pode-se concluir a existência de um padrão de vento (7P) no Pulmão (1P). Uma vez que o ponto 7P também regula a função de descer e dispersar o qi do pulmão este protocolo pode servir como protocolo base (só com pontos do pulmão) para o tratamento de uma série de problemas pulmonares.

1P – 9P – neste caso temos o ponto 9P que é o ponto de tonificação do pulmão. Como ponto de tonificação é usado para suplementar o yang do pulmão, tonificar o qi do pulmão e nutrir o yin do pulmão. Apesar de ser mais usado, por muitos autores conceituados e universidades, como tónico de qi predominantemente. Neste caso temos um vazio de qi/yang (9P) do pulmão (1P).

1P – 9P – 5P – pode ser possível a existência de uma vazio de qi (9P) e yin (5P) no Pulmão (1P). Também pode existir um vazio de qi (9P) com produção de humidade (5P) no Pulmão (1P).

Sem comentários:

Enviar um comentário