terça-feira, 12 de maio de 2015

Dicas da Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa

Curiosidades e Dicas da Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa
Tamanho da fonte     Imprimir Enviar por email




A história da acupuntura remonta aos primórdios da humanidade.

A descoberta do fogo foi especialmente importante porque permitiu que as pessoas pudessem comer alimentos cozinhados que são mais facilmente digeridos. Ao mesmo tempo, as gerações do fogo conduziram a outras descobertas. Começaram a ser observados os primeiros usos de ervas, acupuntura, e moxabustão para curar doenças.

Enquanto usavam pedras quentes para se aquecerem, os homens da Antiguidade aperceberam que, ao apertá-las contra algumas partes do corpo, algumas doenças e dores eram aliviadas. Também descobriram que espetar pontos particulares com agulhas feitas de osso para também podia aliviar a dor.

Membros muito especiais de clãs, conhecidos como Shamans (WU), tornaram-se especialistas nas técnicas de espetar agulhas de osso em certos pontos do corpo para aliviar a dor.

Dicas

As dores são alarmes do organismo, mas podem ser amenizadas. Nosso corpo é um sistema constituído de matéria e energia e planejado harmoniosamente para que toda energia flua livremente por todo o corpo. Este fluxo é chamado QI.

Quando existe alguma interrupção deste fluxo, provocada por qualquer disfunção, a energia deixa de fluir em determinados pontos. Ao se acumular, deixa de atingir outros pontos, que se tornam deficitários.

A Medicina Tradicional Chinesa aplica-se na detecção destes pontos com excesso de energia para que sejam sedados, enquanto os pontos deficientes são tonificados. Outros pontos ainda devem ser harmonizados, buscando equilíbrio do QI pela ação da acupuntura sistêmica.

No ritmo da vida diária atual, cria-se stress e ansiedade. Nossa saúde recebe influências do clima, do ar, dos hábitos alimentares, posturais, emocionais e até influências físico-químicas. Por consequência, desarmonizam o equilíbrio da matéria com a energia.

As dores, que são verdadeiros alarmes, mostram o desequilíbrio existente em nosso corpo. A busca da harmonização dos fluxos de energia revela enfermidades ocultas e disfunções orgânicas que muitas vezes passam despercebidas.

A disfunção energética normalmente acontece antes mesmo de qualquer enfermidade se manifestar. Justamente por esse motivo devemos sempre estar atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário